quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Você tem que ser mulherzinha!


Essa frase do título me causou espanto assim que a ouvi da boca de algumas pessoas que trabalham comigo. No começo não gostei, tipo: tá me chamando de maria-machão caralho!?Sou mulher porra,num tá vendo?Não tenho tão pouco peito assim! Mas depois pensando com calma, e com elas me explicando, entendi o que elas queriam dizer. Ao chegar no serviço de manhã,meu computador não queria ligar pois estava com um cabo desconectado.Em cima da CPU,fica o no-break.E ao tentar movê-lo para encaixar o cabo, não consegui! Fiquei uns 10 minutos nessa tentativa vã e liguei para a sala de enfermagem pedindo socorro para o enfermeiro.Durante minha conversa com a enfermeira, soltei a frase que foi motivo de polêmica: Não queria pedir ajuda para o Edenilson pois não gosto de dar uma de mulherzinha.Aí veio a resposta logo após na copa: Você tem que ser mulherzinha. Eu consegui mover o no-break. Sem o Edenilson. 

Segundo as enfermeiras, eu tenho que ser uma boa esposa,casar, ser bem delicada e dependente.Mesmo que eu saiba trocar a resistencia do chuveiro ou tenha força para abrir o pote de picles, chamo o marido.Pois a função do homem é sustentar a mulher, a casa e fazer esses pequenos serviços, como levar o carro pra trocar o óleo.Se eu faço,eles acomodam, não posso deixar isso acontecer.Tenho que ser uma mulher digna da posição de matriarca de familia de margarina.Tenho que fingir não saber para o meu marido se sentir útil e achar que manda em casa. Ówn.


Isso deu um nó na minha cabeça. Sério. Desde pequena minha mãe, dona Genice, me falava o oposto: nunca dependa de homens,saiba se virar, eles são folgados ou preguiçosos, seu pai não colabora muito.Então sempre via ela e minha avó trocando chuveiro,resistencia,amolando facas, remendando cadeiras, abrindo potes, arrumando cabo de panelas.(Minha avó fazia umas gambiarras nervosas, algumas chegavam a dar medo!). E cresci com isso. Não sei fazer tudo, mas troco a resistencia do chuveiro.Coisas poucas. Em um mundo onde o machismo ainda impera ao mesmo tempo que as mulheres ganharam uma certa liberdade, eu não esperava ouvir das enfermeiras, que são mulheres, mães, sempre se viraram, mano, são enfermeiras! Primeira pessoa com as tripas de fora que me aparecesse,eu desmaiava junto. E elas lidam com isso. No meu trabalho não tanto, mas volta e meia alguém passa mal.Eu não sei se conseguiria viver um relacionamento deste jeito.O mundo em sua maioria ainda é machista e conta com mais algumas idéias das quais eu não apóio(Oi?Tem algum homofóbico lendo?), mas independencia femina acho algo totalmente válido.Se eu as vezes não faço as coisas por mim mesma, não vou esperar os outros fazerem por mim. Não que todos os seres humanos da face da terra são egoístas folgados e machistas, mas já aprendi a não por a mão no fogo por qualquer pessoa que seja. Eu me surpreendo as vezes com alguns pensamentos meus.Pretendo continuar nessa pira feminista de: eu posso, eu consigo, eu vou tentar.Continuarei cozinhando lá em casa, arrastando móveis, apertando cabos de panelas e se necessário, trocando resistencia de chuveiro.E na boa, que a dona Clarice e a dona Genice me inspirem. ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário