quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Ler ou não ler,eis a questão.

Pensei em escrever sobre varias coisas agora de manhã:família, burrice, lógica,impaciência,corte de bolsas.E pensei: escrever eu escrevo de boa.Mas as pessoas leem o que eu escrevo?Não só o que eu escrevo(querer que todo mundo leia isto é muita pretensão), mas ler de um modo geral!Confesso que alguns tipos de leitura não me apetecem e raramente consigo terminar algo do tipo(As regras do método sociológico por exemplo ou Ensaio sobre a dadiva), mas com outros eu leio em uma sentada(consegui terminar O caçador de pipas em um dia \o/).O hábito das pessoas lerem deve vir desde pequeno através dos exemplos que se começam com os pais.Quantos mais os pais leem, teoricamente mais os filhos também vão ler.Meus pais volta e meia estavam com algum livro em mãos e minha mãe lia gibis pra mim quase todo dia.Na escola eu dei sorte e obtive reforço nesta parte lendo livros para crianças e fazendo"provas" sobre eles desde a primeira série e também contava com projetos de leitura.O raciocínio lógico da pessoa se torna um pouco mais apurado,assim como sua capacidade de imaginação e desenvoltura na hora de escrever.Há livros de todos os tamanhos e sobre todos os assuntos para todos os gostos.O preço não é desculpa pois existem os sebos e algumas promoções na internet que faz com que a compra de livros compense.E a praticidade de levá-los para todos os lugares é bem vinda.As pessoas tem preguiça de ler,não é falta de tempo.As informações dadas a tempo real e condensadas não ajuda muito no cultivo deste hábito. Não estou pedindo à elas que leem algo muito foda tipo, Friedrich Nietzsche.Pode ser um gibi,uma HQ, um mangá, qualquer coisa é válida para não empoeirar essa coisa na cabeça que chamamos de cérebro.Uma coisa que me incomodae acontece com uma frequencia bem maior do que eu gostaria é em relação à porta do meu setor.Sim, a porta.Grande,de vidro, com uma plaquinha vermelha com letras brancas: PUXE.As pessoas ,maioria delas, chegam, empurram a porta.Não conseguindo,empurram a outra,puxam a outra e desistem!As pessoas não leem, não prestam atenção ao ques está ao seu redor, não traduzem as informações recebidas.E isso me preocupa.Há muitos que dizem: a ignorância é uma benção. Até que ponto?VIAGEM PELO AMOR DE DEUS!LEIAM!Andem com as ninfas na beiras de lagos maravilhosos ou então descubram o quão podre é o capitalismo, ou acopanhe a linha de frente de uma guerra medieval ou aventuras até o núcleo da terra,imaginem! Se informem! Se armem! LEIAM! ;)

2 comentários:

  1. Cecília, traduziu bem uma realidade com essa frase "As pessoas não leem, não prestam atenção ao que está ao seu redor, não traduzem as informações recebidas." e essa incapacidade de enxergar o mundo está cada vez mais restrita a uma tela, alguns de 15', outros de 20' e uns poucos de 32' polegadas. Fico feliz por sentarmos em frente ao seu prédio e ficar conversando e tomando um tererê, esse é um hábito que todos tem que cultivar, o de conversar olhando no olho assuntos relevantes para a vida, pelo menos de vez em quando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não leem mesmo,tem preguiça,falta de costume ou o termo que seja.As informações são jogadas,curtas,apenas com o básico para a pessoa falar que sabe algo.Ex: você assiste um jornal ou algo do tipo e tem uma legenda em baixo com letras pequenas passando micro-noticias.Mídia AMA pessoas assim.Vai lá ler a veja ou a revista quem.Se for pra ler algo do tipo, na boa, compra um gibi.

      Excluir